domingo, janeiro 10, 2010

Professor Como Ele Não Há Nenhum

- Young man, I want you to tell me... no, better; you stand up, and tell the rest of the class: what do you wanna do with yer life?
- I wanna be Prof. Neca!


Não é fácil não, meus senhores. Ser Professor não é para qualquer um. Observem a dolorosa metamorfose encetada por esta borboleta futebolística que é o louríssimo Neca. Aqui se exemplifica a evolução de um simples jogador que dá uns pontapés na bola ao estado superior que obriga à utilização de um título que transborda de prestígio e sapiência – o Graal de todo o Homo Futebolensis, o título “Professor”.
Primeiro, a perda de cabelo. Mas ainda é uma evolução rudimentar; ganha-se algum saber, mas não o respeito de seus pares. Depois, o bigode: e aqui é o ponto de não-retorno; o bigode é a fase evolutiva crucial no desenvolvimento da crisálida – sem boas condições de humidade, exposição ao calor e, também e porque não, uma boa dose de sorte, não teremos mais um Professor a esvoaçar por esses bancos de futebol. E uma vez adquirida a careca e o bigode, temos o verdadeiro Professor. Neste caso, um belo Prof. Neca.
Por esta altura, já se deve ter tornado claro que falar em Professor e Prof. Neca é praticamente a mesma coisa. Ele é o vulto que encarna toda a mística do título Professor, o homem que moldou a magia deste nome encantado como um oleiro cheio de mestria, o profeta que abriu novos mundos à utilização do nome Professor.
E voltamos a assinalar a importância do bigode num Professor. Todos os Professores tiveram bigode. As evidências são muitas. Vejamos: Queirós teve bigode e ganhava. Jesualdo teve bigode e não ganhava. Manuel Machado, dependendo da lipo-aspiração, ainda deve ter bigode.
Depois há os que apenas não cumpriram meras formalidades, uma espécie de Professores-bastardos. Vítor Manuel sofria como um Professor e quase teve um ataque cardíaco quando quis cortar com o bigode. Toni podia ser Professor, mas preferiu continuar a beber tinto. Mourinho usou uma vez bigode no Carnaval e isso mudou a sua vida da forma que todos sabemos.
E quem se diz Professor sem ter tido alguma vez bigode é porque é impostor.
Talvez seja heresia, pensar que pode haver alguém que possa acalentar a pretensão de chegar aos calcanhares dessa majestática figura que é o mais Professor de todos os nossos Professores – sim, esse mesmo, o Prof. Neca, que até se dá ao luxo de abreviar o seu grandioso título, naquele jeito tão humilde que só está ao alcance das grandes figuras.
Neca não é nada por aí além. Mas se Neca algum dia for Professor, será obviamente um Professor Neca, parte II – a sequela. E isso tem tanto de evidente quanto de perturbador.
Cá esperamos por essa possibilidade, qual steward no túnel da Luz pela equipa visitante.

P.S. - Fomos agraciados com o prémio que podem ver na Sala de Troféus na barra lateral pelo blogue Futebol Bonito. E foi muito bonito, sim senhor, faz muito boa companhia ao pó que empesta a referida sala. Resta então prolongar a corrente elegendo 4 blogues da nossa preferência...
...e o 5º, devido às dores musculares que afligem o plantel nesta altura da época...
Cromos da Bola, SAD (uma surpresa)
Não vá sermos atacados pelo bruxo que fez patifarias ao Ronaldo, eis o texto da praxe:

1- Exibir a imagem do "Prémio Relíquia da Internet" que acabou de ganhar, em qualquer área do blog (barra lateral, por exemplo);
2- Publicar um post a informar que ganhou o selo e o link do blog que o ofereceu;
3- No mesmo post, publicar as regras e indicar os cinco blogs a quem oferece o prémio;
4- Avisar os blogs escolhidos com um mail ou comentário, enviando-lhes o código do selo e o endereço de seu blog;
5-Conferir se os blogues escolhidos por si passaram o selo e as regras.

7 comentários:

DC disse...

gostaria de iniciar assim uma parceria com o vosso site
o meu é muito recente ainda sem promoçao
gostaria que me ajudassem neste aspecto
estou tambem disposto a ajudar a divulgar o vosso
obrigado

http://dcfutebolclube.blogspot.com/

João Pinto Costa disse...

Agradeço a distinção, ainda por cima de um blogue que sigo há bastante tempo e que ao ler eu me lembrei de enviar um email para a panini (que não foi respondido)!!!!
Um grande abraço do cromo dos emails.

Anónimo disse...

@João: ora essa, se um dia quiseres enviar um mail a um Prof. Neca qualquer, avisa. Um abraço.

@Rodrigues: O meu vasto conhecimento de Hair Bands dos 80's leva-me a crer que há neste texto uma terrífica menção aos Twisted Sister, certo?

Rodrigues disse...

Afirmativo!

Lamas disse...

Obrigado pela vossa distinção e parabéns pelo vosso blogue...

http://basculacao.blogspot.com/

Clube Gay de Almada disse...

OBRIGADO pela vossa dintinção,estamos sempre abertos a isso e muito mais...

Rui Cabral disse...

Não percebo. Sabendo que Cacioli é careca (o Wilson também), que já 7 Caciolis neste post (com o meu 8), ninguém reparou que o Neca para chegar a Prof.Neca tem que ser Cacioli primeiro? (2ªfoto da esq. para a dir.) Anda tudo muito distraído...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...